Fundamento do Basquete – Regras Básicas

Regras e Fundamento do Basquete

Curiosidade: O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipe e utilizando-se uma bola de futebol, sendo visto apenas por funcionários da ACM.

Fundamento do Basquete - Regras Básicas

O basquete vem crescendo e conquistando mais adeptos a cada ano. Com a criação do NBB o esporte começou a ser levado mais a sério no Brasil e vem conquistando o público.

Como todo esporte, o basquete possui várias regras e fundamentos.

O Basquete foi inventado em  1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), Estados Unidos.

Regulamento (FIBA)

  • Equipe – O jogo é dormado por duas equipes de 5 jogadores cada (em jogo), mais 7 reservas.
  • Início do jogo – O Jogo tem início com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipe que não ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.
  • Tempo de jogo – São quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada (Na NBA, são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
  • Reposição da bola em jogo – Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora das linhas laterais, exceto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipe que defende.
  • Com a bola – A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contato da bola com os pés ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.
  • Pontuação – Um cesto é válidado quando a bola entra pelo aro, por cima. Um cesto de campo vale 2 pontos, a manos que seja lançada antes da linha dos 3 pontos, situada a 6,25 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto de lance livre vale 1 ponto.
  • Não existe empate – O desempate ocorre através de períodos suplementares de 5 minutos.
  • Resultado do jogo – Ganha a equipa que marcar o maior número de pontos no tempo regulamentar.
  • Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre; não podem tocar a bola na sua trajetória para o cesto, até que esta toque no aro.
  • Faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em ato de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral, desde que a equipe não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas coletivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no ato de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s) lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).
  • Com a bolas na mão – Um jogador que está sendo marcado não pode ter a bola em sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.
  • Regra dos 3 segundos – Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro do garrafão do adversário, enquanto a sua equipe esteja na posse da bola.
  • Regra dos 8 segundos – Quando uma equipe ganha a posse da bola na sua zona de defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de ataque.
  • Regra dos 24 segundos – Quando uma equipe está de posse da bola, dispõe de 24 segundos para a lançar ao cesto do adversário.
  • Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais jogadores (um de cada equipe pelo menos) tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipe que tiver a seta a seu favor.
  • Transição de campo – Um jogador cuja equipe está na posse de bola, na sua zona de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa (retorno).
  • Dribles – Durante o drible pode-se executar o número de passos que pretender. O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efetuar dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a batê-la).
  • Passos com a bola nas mãos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão.
  • Faltas pessoais – É uma falta que envolve contato com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos e Empurrar.
  • Falta antidesportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objetivo de prejudicar a equipe adversária.
  • Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contato pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser assinalada uma falta.
  • Falta da equipe – Se uma equipa cometer num período, um total de quatro faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.
  • Número de faltas – Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado da partida.
  • Altura do aro – A altura do aro até o solo é de 3,05 metros.

As  principais posições dos jogadores de basquete são ala, pivô e armador, onde cada uma tem seu propósito no jogo.

Diagrama das dimensões de uma quadra oficial.

Diagrama das dimensões de uma quadra oficial

Diagrama das dimensões de uma quadra oficial – Foto: Reprodução

Diagrama das dimensões de uma tabela oficial.

Diagrama das dimensões de uma tabela oficial.

Diagrama das dimensões de uma tabela oficial – Foto: Reprodução

Últimas Notícias:

Receita de Nhoque Fácil Ana Maria Braga

Receita de Nhoque Fácil Ana Maria Braga

Nhoque Fácil Ana Maria Braga - Programa Mais você de 10/03/14 Confira passo a passo como fazer uma deliciosa receita de Nhoque Fácil exibido no programa Mais Você da Ana Maria B[...]

Campanha faz cadelinha passar o dia recebendo carinho

Campanha faz cadelinha passar o dia recebendo carinho

ONG cria uma linda e emocionante campanha conscientizar a população sobre a importância de cuidar dos animais. A ONG de defesa dos animais MaxMello, juntamente com a Sumaca Film[...]

Maquiagem faz milagres!
Multiplica essa gata!

Multiplica essa gata!

Playboy pra que? Se eu posso ver a Bianca Anchieta no Face![...]

O Super Sayajin mais poderoso de todos!

O Super Sayajin mais poderoso de todos!

Ninguém pode com o poder do Seu Madruga Super Sayajin 4![...]

Fotos sexy da Mariana Rios

Fotos sexy da Mariana Rios

Confira várias fotos de morena linda e talentosa. Fotos sensuais da Mariana Rios. Mariana Rios, esse morena linda e talentosa é uma atriz, modelo e cantora nascida em Araxá, Min[...]

Fotos Fake

Fotos Fake

Galeria com diversas fotos fake para postar no Facebook, Twitter, Instagram, etc. Confira uma galeria com diversas fotos fake de loira, morena, amigas, na piscina, da mesma pess[...]

Fotos sexy da Bruna Marquezine

Fotos sexy da Bruna Marquezine

Confira fotos sensuais da gata Bruna Marquezine. Fotos da bela atriz Bruna Marquezine. A ex do jogador Neymar é atualmente umas das mulheres mais desejadas do Brasil e sem dúvid[...]

Fotos da Grazi Massafera

Fotos da Grazi Massafera

Confira diversas fotos da gata Grazi Massafera. A atriz e modelo Grazi Massafera ficou conhecido ao ficar em terceiro lugar no concurso Miss Brasil 2014 e em seguida ao particip[...]

Fotos da Ísis Valverde

Fotos da Ísis Valverde

A gata Ísis Valverde além de fazer sucesso em sua carreira como atriz, faz um enorme sucesso entre o público masculino. A bela recentemente foi apontada como pivô da separação de C[...]

Like it? Share it!