Como fazer a bateria do notebook durar mais

Dicas para economizar a bateria do notebook 

Como fazer a bateria do notebook durar mais

Os principais sistemas operacionais possuem configurações pré-definidas para diferentes usos, uma delas para maior autonomia de carga com o nome de Economia de energia ou Maximizar energia. No Windows, ou mesmo em Mac OS X ou Linux, basta clicar em um ícone que lembra um medidor de energia ou plugue de tomada e selecione o modo apropriado.

Como fazer a bateria do notebook durar mais

 

Na configuração de economia de energia, geralmente o processador é utilizado em velocidade reduzida, o monitor é desligado com poucos minutos de inatividade e em alguns casos até o disco rígido é desligado. Algumas das dicas a seguir já são aplicadas na configuração de economia do sistema, mas não custa nada tentar ajustá-las à sua preferência.

Diminua o brilho da tela

Um dos maiores gastadores de energia nos computadores – e mais ainda nos notebooks – é o monitor. A diferença entre a configuração de brilho máximo e mínimo pode ser de uma hora em um notebook normal – e até mais, conforme a capacidade da bateria.

Na maioria dos notebooks atuais existe uma tecla ou combinação de teclas que podem ser usadas para fazer isso independente do sistema operacional. Em boa parte deles, basta pressionar a tecla Fn com uma das teclas de função – as teclas que ficam na fileira superior do teclado. Em caso de dúvidas, consulte o manual de seu notebook.

Desative o Bluetooth e Wi-fi

Os dois sistemas de comunicação e transferência de dados consomem energia quando ativados, mesmo quando fora de uso. Assim como no caso do brilho no monitor, os notebooks com Bluetooth e rede sem fio integrados geralmente possuem uma tecla específica para ativar ou desativar seu uso (confira no seu manual, por precaução). Quando os dispositivos estão conectados ao notebook, remova-os da maneira apropriada.

Desconecte periféricos em desuso

Remova celulares, iPod, iPhone, aparelhos de MP3 e outros dispositivos ligados à porta USB. Muitos deles aproveitam a conexão para recarregar suas baterias – enquanto esvaziam a do notebook…

Caso tenha, faça o mesmo com periféricos Firewire, ExpressCard, PC Card e PCMCIA. Algumas pessoas até desplugam o mouse para usar o trackpad e ganhar alguns minutos.

Não minimize programas, feche-os

Ele utilizam muito a memória – que se ficar cheia vai obrigar o computador a usar o disco rígido como memória virtual -, além do processador. Alguns podem ser desativados no sistema para não serem abertos quando o computador é ligado.

Para usuários avançados

Acrescente memória RAM – quanto mais RAM, menos acessos ao disco rígido. De preferência, use o mínimo de pentes para a maior quantidade de memória possível.

Use o modo de hibernação ao invés do modo dormir – o modo de hibernação (hibernate) – quando disponível – economiza um pouco mais de energia que o modo dormir (sleep).

Desative recursos visuais pesados – no Vista e Windows 7, desligue efeitos como transparência de janelas e a barra lateral que, além de consumir a bateria, podem deixar o computador mais lento.

Desative as tarefas agendadas – quando menos você espera elas são executadas e, além de usar o processador, usam a memória e o disco rígido.

Desative as atualizações automáticas – atualize o sistema e softwares manualmente quando o notebook estiver ligado à tomada.

Limpe os contatos da bateria – use um produto específico para limpeza de contatos. Em caso de dúvida sobre qual substância usar, entre em contato com o fabricante da bateria/notebook.

Desative o recurso de gravação automática no Word e outros aplicativos – lembre-se, no entanto, de gravar o arquivo antes de a bateria acabar…

 

Últimas Notícias:

Receita de Nhoque Fácil Ana Maria Braga

Receita de Nhoque Fácil Ana Maria Braga

Nhoque Fácil Ana Maria Braga - Programa Mais você de 10/03/14 Confira passo a passo como fazer uma deliciosa receita de Nhoque Fácil exibido no programa Mais Você da Ana Maria B[...]

Campanha faz cadelinha passar o dia recebendo carinho

Campanha faz cadelinha passar o dia recebendo carinho

ONG cria uma linda e emocionante campanha conscientizar a população sobre a importância de cuidar dos animais. A ONG de defesa dos animais MaxMello, juntamente com a Sumaca Film[...]

Maquiagem faz milagres!
Multiplica essa gata!

Multiplica essa gata!

Playboy pra que? Se eu posso ver a Bianca Anchieta no Face![...]

O Super Sayajin mais poderoso de todos!

O Super Sayajin mais poderoso de todos!

Ninguém pode com o poder do Seu Madruga Super Sayajin 4![...]

Fotos sexy da Mariana Rios

Fotos sexy da Mariana Rios

Confira várias fotos de morena linda e talentosa. Fotos sensuais da Mariana Rios. Mariana Rios, esse morena linda e talentosa é uma atriz, modelo e cantora nascida em Araxá, Min[...]

Fotos Fake

Fotos Fake

Galeria com diversas fotos fake para postar no Facebook, Twitter, Instagram, etc. Confira uma galeria com diversas fotos fake de loira, morena, amigas, na piscina, da mesma pess[...]

Fotos sexy da Bruna Marquezine

Fotos sexy da Bruna Marquezine

Confira fotos sensuais da gata Bruna Marquezine. Fotos da bela atriz Bruna Marquezine. A ex do jogador Neymar é atualmente umas das mulheres mais desejadas do Brasil e sem dúvid[...]

Fotos da Grazi Massafera

Fotos da Grazi Massafera

Confira diversas fotos da gata Grazi Massafera. A atriz e modelo Grazi Massafera ficou conhecido ao ficar em terceiro lugar no concurso Miss Brasil 2014 e em seguida ao particip[...]

Fotos da Ísis Valverde

Fotos da Ísis Valverde

A gata Ísis Valverde além de fazer sucesso em sua carreira como atriz, faz um enorme sucesso entre o público masculino. A bela recentemente foi apontada como pivô da separação de C[...]

Like it? Share it!